Prazo para declaração do ITR 2019 termina em 30 de setembro

A expectativa é de que sejam entregues 5,7 milhões de declarações, um número maior do que no ano passado, onde foram entregues 5.661.803 declarações.

Desde o dia 12 de agosto os donos de propriedades rurais em todo o país iniciaram o envio à Receita Federal da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
Para este ano algumas mudanças nas normativas, como por exemplo à dispensa de obrigatoriedade de apresentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em determinados casos.
O prazo encerra-se às 23h59min, horário de Brasília, do dia 30 de setembro de 2019.
Está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física ou jurídica, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título do imóvel rural. Também é obrigatória para a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2019 e a data da apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade.
A expectativa é de que sejam entregues 5,7 milhões de declarações, um número maior do que no ano passado, onde foram entregues 5.661.803 declarações.
A Receita Federal informa que a declaração pode ser realizada através da internet, pelo Programa ITR 2019, ou programa Receitanet, mas apesar do processo ser disponibilizado através da internet, muita gente ainda prefere procurar um profissional contabilista para efetivar a declaração, quem assim o preferir, pode estar procurando um escritório de contabilidade de sua confiança, só não esqueça que o prazo termina no dia 30 de setembro.

 

 

Claudia Godinho 
Você pode gostar também